Trabalhadores da coleta de lixo de S. José terminam greve após acordo

Por: Sandro Silva (Assessoria Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba)
Publicação: 01/03/2017

Os trabalhadores da coleta de lixo em São José dos Campos/SP voltaram aos seus postos de trabalho nesta terça-feira (28/02) após paralisação ocorrida na segunda (27/02). O motivo foi a contratação de 150 dos 300 companheiros que trabalhavam na Cavo pela nova empresa que fará o serviço, a Sustentare.
A greve só terminou após um acordo firmado entre o Sindicato e a Prefeitura, o qual prevê que será aberto um concurso público para motoristas na Urbam, além da preferência nas próximas contratações junto à Sustentare, a criação de um banco de dados com os currículos dos trabalhadores desligados e ainda o compromisso da administração municipal de conseguir junto à Cavo o pagamento de todas as verbas rescisórias dos companheiros que foram demitidos.
A partir de amanhã (02/03), a Sustentare irá iniciar os trabalhos da coleta do lixo orgânico, enquanto que a Urbam fará a coleta seletiva. Antes, a Cavo realizava os dois serviços.
De qualquer forma, o serviço realizado pela Cavo não era satisfatório, pois desde o ano passado o Sindicato realizou várias paralisações na empresa por causa do estado lastimável dos caminhões, que colocavam em risco a vida dos trabalhadores e da população. Só em 2017 que a prefeitura admitiu que o serviço era feito de forma precária.
Agora com a Sustentare, já houve esse impasse em relação ao número de trabalhadores contratados, mas o Sindicato não se conformou e fez com que a prefeitura se mobilizasse para não deixar os companheiros desamparados. E continuaremos alerta, sempre ao lado dos trabalhadores da categoria!

Compartilhar

Desenvolvedor Web - Relbert Ribeiro