União dos trabalhadores com o Sindicato promove abertura de CPI na coletora Ambiental de Jacareí

Por: Sandro Silva (Assessoria de Imprensa Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba)
Publicação: 11/09/2019

Foi um dia de mobilização, luta e conquista para os trabalhadores da Ambiental, de Jacareí (SP). Após um dia de paralisação, iniciada às seis horas da manhã de ontem (10/09), os companheiros, junto à diretoria do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, conseguiram não só que o pagamento dos salários atrasados fosse efetuado, mas também que uma CPI seja instaurada para investigar as atividades da coletora de lixo.

Isso porque a diretoria do Sindicato constantemente recebe reclamações dos trabalhadores referentes não só a atraso de pagamento de salário, mas também de convênio médico, atraso nas férias, falta de recolhimento do FGTS, caminhões em péssimo estado de conservação, entre outras irregularidades.

Diante disso, e sabendo que a Ambiental recebe sem atrasos o repasse de verbas da prefeitura de Jacareí, o Sindicato, junto com os trabalhadores, decidiram em assembleia na manhã de hoje (11/09) exigir do poder público providências em relação ao procedimento da empresa para com os companheiros. Além de todos os problemas, um diretor da Ambiental chegou a ameaçar demitir trabalhadores por causa da mobilização por seus direitos.

Sendo assim, os companheiros partiram em carreata desde a portaria da empresa, no bairro Cidade Salvador, até a Praça dos Três Poderes, na região central, onde fica a Câmara Municipal. No local, os trabalhadores e os diretores do Sindicato ocuparam o plenário, e o diretor Ronaldo da Costa, o “Ripa”, representou a entidade e os companheiros diante dos vereadores na tribuna, apresentando todas as queixas contra a Ambiental, e solicitando providências por parte do poder legislativo.

Depois disso, uma comissão foi formada, na qual participaram o Sindicato, trabalhadores da Ambiental, vereadores e um representante da prefeitura, já que o prefeito Izaías Santana estava em viagem em Guaratinguetá. Após aproximadamente uma hora de reunião, a mesma comissão decidiu que será votada a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as atividades da coletora de lixo.

Com o final da sessão, por volta de 11 horas da manhã, foi realizada nova assembleia com os trabalhadores do lado de fora da Câmara Municipal, onde foi decidido que os companheiros do turno da manhã voltariam para as suas casas, retornando ao trabalho somente amanhã. Já os trabalhadores do período da tarde trabalhariam normalmente a partir de hoje. Agora é aguardar e pressionar os vereadores de Jacareí para que essa CPI seja aprovada e que apresente resultados positivos para os companheiros da Ambiental, que já não aguentam mais a falta de respeito e responsabilidade dessa empresa. 

É o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, sempre em defesa da categoria do transporte em nossa região! Juntos somos mais fortes! 

 

 

 

 

Desenvolvedor Web - Relbert Ribeiro | RDSWEB